As cores podem ser a chave de um negócio e tem mais influência sobre nós do que imaginamos. Entender a psicologia das cores e saber como usá-las é essencial e diz muito sobre a sensação que a marca irá passar para o público e como ele será afetado por ela.
A psicologia das cores está presente na nossa vida o tempo todo e não percebemos, como por exemplo no Réveillon, quando relacionamos uma cor a algo e usamos ela para atrair o que desejamos no ano novo, ou até mesmo na hora de escolher um restaurante para fazer uma refeição.
Por isso, cada uma das 10 cores citadas a seguir podem transmitir um significado e uma emoção e é preciso saber usar elas em um branding para um resultado ainda mais assertivo. Dá uma conferida:
- Azul: associado a harmonia e equilíbrio, lembra o céu e é uma cor fria, também causando uma sensação de espaços abertos
- Vermelho: sendo fortemente associado ao fogo e sangue, é uma cor quente e traz diversas sensações, como amor, força, agressividade, impulsividade e algo proibido.
- Amarelo: é considerado a cor da jovialidade e do otimismo, pois possui uma disposição ensolarada, trazendo também um sentimento de confiança e conforto. Por isso, as redes de fast food utilizam muito o amarelo.
- Verde: é a cor da vida e da imaturidade, associamos essa cor à natureza e a maioria das coisas que vem dela, além de ser a cor da fertilidade, por isso é considerada a cor da esperança.
- Preto: é uma cor na qual as pessoas têm diversas percepções, e isso está sujeito a mudar de acordo com a idade. Pessoas jovens costumam associar essa cor ao poder, luxo e sofisticação, já as pessoas mais velhas associam a luto e escuridão.
- Branco: está associado a pureza e limpeza e muitos outros sentimentos positivos, sendo considerada a cor do bem, da luz e para representar anjos em geral.
- Laranja: é uma cor que está muito próxima do vermelho e do amarelo, então acaba trazer uma mistura das duas cores, sendo associada a diversão e intrusão. Dificilmente essa cor é utilizada em produtos caros.
- Violeta: é muito associado ao poder e nobreza, sendo associado também à ciência e tecnologia.
- Rosa: tende a representar suavidade, sensibilidade e coisas doces, como sobremesas, por isso é muito utilizado em confeitarias.
- Marrom: dificilmente é utilizado em websites e marcas, pois está associado a conceitos negativos, mas também traz um ar aconchegante, e se usado com moderação, pode passar despercebido.
Agora que já sabe reconhecer o poder que cada cor tem em nós, que tal aplicá-la ao seu negócio?
Solicite um orçamento e saiba influenciar de maneira positiva e correta!
E-mail: atendimento@expmark.com.br
WhatsApp: 47 98862-7252
Endereço: Henrich Richard Bruno Herbe, 25 - Sala 210 - Centro 1, Brusque - SC