Em inglês, SWOT é um acrônimo para “strengths, weaknesses, opportunities, and threats”: forças (ou pontos fortes), fraquezas, oportunidades e ameaças. Se organizarmos essas palavras em português, veremos que elas formam um outro acrônimo: FOFA.
A análise SWOT, ou análise FOFA, portanto, é uma análise do ambiente externo e interno da organização, pode até soar como algum tipo de processo de contabilidade assustador, não é?! Porém, fazer uma análise SWOT não envolve adição ou subtração, mas é muito útil.
Uma análise SWOT força você a pensar no futuro. Você sabe como está seu negócio hoje, mas sabe onde estará amanhã? Esse processo o ajudará a descobrir e, mais importante, a criar um plano estratégico para isso.
Pontos fortes e fracos são fatores internos, enquanto oportunidades e ameaças são fatores externos. Os fatores internos vêm de dentro do seu negócio de comércio eletrônico , enquanto os fatores externos vêm do ambiente mais amplo que cerca o seu negócio.
Os pontos fortes e fracos se concentram principalmente no presente, enquanto as oportunidades e ameaças se concentram principalmente no futuro. O que está acontecendo versus o que poderia acontecer.
Não há dúvida de que uma análise SWOT não é apenas uma coisa boa de se ter. À medida que o comércio eletrônico continua a crescer, as empresas precisam de ferramentas de análise competitiva para se destacar em relação aos concorrentes, entrar em novos mercados e cumprir seus objetivos - seja aumentando o conhecimento da marca, direcionando o tráfego ou aumentando a receita.
Comece a trabalhar em sua análise SWOT para ter certeza de não continuar a operar de olhos fechados. Isso manterá sua empresa em dia e colocará seus esforços de marketing em melhor uso.
Solicite um orçamento e veja a mudança acontecer nessa nova era digital!
E-mail: atendimento@expmark.com.br
WhatsApp: 47 98862-7252
Endereço: Henrich Richard Bruno Herbe, 25 - Sala 210 - Centro 1, Brusque - SC