Você já ouviu falar em conteúdo Evergreen?
Traduzido livremente do inglês, evergreen significa “sempre verde”, ou seja, são materiais que tratam de temas atemporais, mantendo-se relevantes por muito tempo depois de suas publicações.
A magia do conteúdo Evergreen é que ele não possui prazo de validade, sendo assim, ele pode gerar acessos ao seu site ou perfil muito tempo depois daquele material ter sido veiculado. Uma marca que aposta neste tipo de criação está muito à frente do mercado, quando além de trazer novidades para o seu público, também contextualiza melhor o acontecimento, exemplifica e se aprofunda, entregando ainda mais valor quando aquele trabalho pode ser revisitado diversas vezes.
Quando pensamos sobre as leituras que mais nos agregaram, espera-se que sejam conteúdos completos, abrangentes. Não densos, mas certamente com algum nível de profundidade. Assim devem ser os conteúdos Evergreen.
Para melhor entendimento, imagine que você pesquisou no YouTube sobre “Como andar de bicicleta?” e se deparou com um vídeo de 5 anos atrás e um de um mês atrás. Comparando apenas a informação de data, qual vídeo sanaria o seu problema?
Os dois, tendo em vista que a técnica para andar de bicicleta muda há algum tempo. Sendo assim, é um tipo de conteúdo que será sempre válido.
No marketing de conteúdo, essa estratégia é muito bem-vinda, porque além de reforçar a sua marca por meio do conhecimento e autoridade, também serve para sanar dúvidas frequentes dos consumidores ou quebrar objeções sobre o seu produto ou serviço.
Esses conteúdos se dividem em dois grandes grupos: os práticos e os conceituais, a seguir daremos alguns exemplos de cada um.
Alguns exemplos de títulos de conteúdos conceituais:
- “O que é…”
- “Tudo que você precisa saber sobre…”
- “Guia definitivo…”
- “Perguntas mais frequentes sobre…”
- “Glossário de…”
Sendo assim, observa-se que conteúdos conceituais são mais básicos e iniciais, geralmente servem para introduzir o leitor a algum assunto.
Já nos conteúdos práticos, utilizamos títulos como:
- “Como fazer…”
- “Guia prático de…”
- “Por onde começar a fazer…”
- “Faça … em 7 passos”
Perceba que dessa vez os títulos já implicam que o leitor tenha um conhecimento prévio sobre o tema abordado.
Com essas dicas, conhecimento sobre o seu público e produto, será possível criar conteúdos extremamente qualificados e agregadores aos seus leitores. Estreitando ainda mais as relações de consumidor e marca.
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