As estratégias de marketing por trás do Rock in Rio

Além das atrações e dos show memoráveis, outro ponto também chama muito a atenção: as estratégias de marketing utilizadas.

Marketing

Data de publicação: 19/10/2021 13:50:04

As estratégias de marketing por trás do Rock in Rio

O anúncio das datas e de alguns dos artistas confirmados para a edição de 2022 do festival Rock in Rio tem causado burburinho dentro e fora das redes sociais. Completando 37 anos de história com seus shows memoráveis, outro ponto que também chama muito a atenção é seu plano de marketing, capaz de instigar desde fãs de cantores pop atuais até os admiradores de rock clássico ou heavy metal.

Confira algumas das estratégias utilizadas para promover o festival que desde o início buscou inovar não apenas nas atrações musicais, mantendo as expectativas sobre o evento sempre em alta:


Patrocinadores e marcas parceiras

Criado em 1985 na cidade do Rio de Janeiro pelo empresário Roberto Medina, foi o primeiro evento desta grandiosidade no país, que estava passando por uma ditadura militar que durou 21 anos.

Para realizar o evento na magnitude que gostaria, Medina sabia que somente a venda dos ingressos não seria suficiente para cobrir todos os custos. Foi preciso então recorrer ao patrocínio de empresas. Já em sua primeira edição, contou com grandes marcas patrocinadoras como Coca-Cola, McDonald’s, O Globo, Nestlé e Brahma.

A união das marcas com o Rock in Rio foi benéfica para ambas as partes, pois o festival angariava fundos para cobrir as despesas do evento, enquanto as empresas se mantinham em destaque atraindo a atenção da mídia nacional e internacional, além de venderem seus produtos dentro do espaço do evento.


Marketing de experiência

O chamado marketing de experiência é a mais recente estratégia utilizada para promover o festival: proporciona além da venda do produto uma interação com o cliente, criando contato com o público. Nesse caso, o Rock in Rio e a marca são beneficiados ao mesmo tempo, pois sua união proporciona experiências únicas.

O site do Rock in Rio mostra que atualmente contam com cerca de 90 marcas associadas, alguns deles chamados de grandes patrocinadores. Além da venda dos produtos, estes parceiros promovem aos usuários experiências como tirolesa, roda gigante e espaços exclusivos aos espectadores do evento.


Mídias tradicionais

Além de promover com maestria o marketing de experiência, o festival ainda atinge seu público por meio de três outros pontos: assessoria de imprensa, publicidade e digital.

A assessoria de imprensa é a relação do Rock in Rio com a mídia. Promover uma relação amigável com os jornalistas favorece a chamada “propaganda gratuita”, garantindo notícias no conteúdo não pago. A publicidade é a propaganda paga, tradicional. O festival paga para se promover em rádios, TVs, revistas ou outras mídias. Já o digital é toda a esfera digital de comunicação: redes sociais, influenciadores, site e aplicativo.

Todos os pontos trabalham alinhados para promover e comunicar a grandiosidade do festival da melhor forma.

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