O NFT é um token não fungível, isso quer dizer que esse é algo único, que não pode ser trocado ou alterado. Ele é uma espécie de moeda de troca digital única. O bitcoin funciona de forma similar, mas por ser uma moeda, todas as unidades são iguais ao contrário do NFT.
Pode ser chamada como um certificado de autenticidade digital, que garante que a pessoa que a tenha seja a única a ter real posse sobre um objeto digital, não-físico mesmo que diversas outras pessoas possuam essa arte ou objeto.
O que isso tem a ver com arte e criatividade?
O valor da arte está relacionado à sua originalidade e reprodutibilidade, certo? Isso é um impasse para artistas digitais (ou cryptoartistas), que não conseguem impedir que sua arte seja reproduzida ou que qualquer um possua essa arte ao tirar um print ou salvar sua imagem. Como consequência, vemos a dificuldade de monetizar o trabalho de artistas digitais, exceto comissionados e encomendados.
Embora grande parte dos NFTs sejam usados para fins artísticos, eles servem para representar virtualmente qualquer tipo de item, como por exemplo:
- Itens virtuais em videogames, como skins, moedas e packs;
- Discos musicais;
- Itens Colecionáveis;
- Itens reais que estão assegurados por tokens como imóveis, carros ou roupas e calçados de grife.
O que o NFT representa?
Para artistas
O NFT apresenta uma possibilidade real de monetizar o trabalho de criativos do meio digital, que, por muito tempo, tiveram dificuldade de fazê-lo sem ser apenas através de trabalhos comissionados.
Para os colecionadores
É muito importante apoiar e permitir que artistas dos formatos digitais monetizem seu trabalho. Mas, quem pode e está disposto a pagar pelo simples conceito de posse de uma obra? Por isso o NFT ainda tem um cunho bastante elitista e funciona sob o guarda-chuva de se tornar um bem especulativo, como foi com o bitcoin.
Curiosidade
Um vídeo de 50 segundos da Grimes foi comprado por U$390 mil dólares e um vídeo do Beeple (a maior venda por NFT até hoje) foi vendido por U$6,6 milhões de dólares.
Por fim, sabemos que a NFT é uma tecnologia muito recente, ainda pouco compreendida, pouco disseminada e acima de tudo: pouco acessível. No entanto, essa lógica de funcionamento abre precedentes para repensarmos a originalidade e os direitos autorais no mundo digital e virtual, tão assolado pelas cópias em cima de cópias. Por enquanto, cabe entender e ficar de olho nos próximos desdobramentos dessa tecnologia.
Quer saber mais sobre como utilizar NFTs e outras tecnologias digitais para alavancar seu negócio? Conte com a expmark!
Solicite um orçamento e veja a mudança acontecer nessa nova era digital!
E-mail: atendimento@expmark.com.br
WhatsApp: 47 98862-7252
Endereço: R. Dr. Olímpio de Souza Pitanga, 55 - Jardim Maluche, Brusque - SC, 88354-310