4 Ferramentas da Criatividade para Resolver Problemas

Reunimos algumas ferramentas de criatividade utilizadas em agências de marketing para facilitar e agilizar o processo de resolução de problemas na sua rotina.

Marketing

Data de publicação: 07/08/2023 09:46:59

4 Ferramentas da Criatividade para Resolver Problemas

Por vezes nos deparamos com problemas rotineiros que se apresentam de forma muito mais assustadora do que realmente são. Porém, depois de conhecer boas ferramentas de criatividade, a sua habilidade de resolução de problemas será muito mais efetiva e resultará na melhora dos seus resultados.

  1. Mapas Mentais

Mapas mentais são ótimas ferramentas para organizar ideias dentro de um processo criativo, permite a representação visual ampla de informações que, geralmente, partem de uma ideia central.

Otimizam a memorização, facilitam a interpretação e a organizar conceitos e conhecimentos. Prática muito bem vinda na criação de conteúdo.

  1. Brainwriting

Brainwriting é uma ferramenta para geração de ideias onde os participantes escrevem ideias sobre um tema ou problema por um determinado período de tempo, sem conversar entre si.

Depois desta fase, cada um deve passar o papel adiante e, usando a ideia recebida do colega, adicionar novas ou refinar sua ideia original. O processo se segue até completar a rodada, ao final a equipe compartilha e debate os resultados.

  1. 5Ws

A prática dos 5 Ws consiste na coleta de informações que abre espaço para uma visualização mais ampla das circunstâncias do problema a ser resolvido. As perguntas dos Ws são:

What: O que aconteceu?

Who: Quem fez?

When: Quando aconteceu?

Where: Onde aconteceu?

Why: Por que aconteceu?

  1. Business Model Canvas

Esta ferramenta é um quadro visual que simula modelos de negócios e atua no gerenciamento estratégico para facilitar a definição de um modelo novo ou existente, além de poder ser usado para organizar e sistematizar informações. O quadro se forma por 9 blocos, divididos em:

  • Segmento de clientes
  • Relacionamento
  • Canais
  • Proposta de valor
  • Atividades chave
  • Recursos chave
  • Parcerias chave
  • Fontes de receita
  • Estrutura de custos

É uma ótima ferramenta para a definição e debate sobre a forma de atuação de uma empresa do mercado e os elementos componentes do negócio.

Além de aplicar tais ferramentas na rotina interna da sua equipe, contar com o apoio de uma agência de marketing expert em resolver problemas comunicacionais pode ser o impulso que a sua empresa precisa. Fale conosco.

E-mail: atendimento@expmark.com.br

Whatsapp: (47) 9 8862-7252

Endereço: Henrich Richard Bruno Herbe, 25 - Sala 210 - Centro 1, Brusque - SC

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do nosso setor

Impulsione a presença digital do seu negócio com a gente